Atuação da Química Orgânica

A Química Orgânica é a maior e mais sistemática área da química, é também conhecida como química do carbono. Esta denominação parte do objeto de estudo desta ciência: os compostos derivados do elemento carbono (C).


   Estima-se que sejam conhecidos cerca de 12 milhões de compostos químicos, dentre eles, 90% são orgânicos, razão pela qual se explica a tamanha abrangência da Química orgânica. As razões para que haja muitos compostos orgânicos são:
  • A capacidade do carbono de formar ligações covalentes com ele mesmo. São solventes dos compostos orgânicos: o éter e o álcool, por exemplo.
  • O raio atômico relativamente pequeno do Carbono em relação aos outros elementos da família 4A.
  • Sua eletronegatividade não é muito forte, podendo reagir sem precisar de grandes somas de energia.
  • Elemento muito abundante.
   Dentro da química orgânica existem as funções orgânicas, compostos orgânicos de características químicas e físicas semelhantes, como o álcool, fenol, hidrocarbonetos, éter, éster, entre outros. Hoje é uma das áreas mais estudadas na indústria química, a indústria do petróleo. Foi possível fabricar plásticos, como o náilon, poliéster, teflon, há também os compostos naturais orgânicos como o petróleo e o gás natural. E os compostos orgânicos sintéticos, como, corantes, medicamentos, inseticidas, roupas, garrafas de polietileno( PET).



Nenhum comentário:

Postar um comentário